top of page

MOOCHACHO MAGAZINE

MEXICÁRABE?

As culturas estão mais próximas que nunca.


O que começou com os movimentos migratórios ao longo dos últimos séculos e décadas tornou-se ainda mais intenso com uma circulação cada vez mais rápida de pessoas, produtos e informações.


Você que acompanha o Moochacho sabe que surfamos essa onda.


Temos um pé na culinária mexicana, outro na americana, mas mantemos no coração a liberdade de beber dessas diferentes fontes para explorar e criar receitas e edições especiais diferentes.


A do mês de setembro traz a temática árabe, e embora a fusão pareça um tanto quanto inusitada ela reflete uma realidade de ligação histórica entre a culinária dos dois povos.


Acompanha com a gente nesse artigo 2 contribuições marcantes dos imigrantes árabes que ajudaram a transformar a culinária mexicana:


1. SABORES E ESPECIARIAS

Um bowl cheio de hommus, pasta árabe de grão de bico, com tempero chipotle por cima e uma colher mergulhada
Que tal um toque de chipotle no Hommus, pastinha clássica de grão de bico?

Assim como aconteceu no Brasil, os imigrantes árabes levaram ao México uma rica tradição culinária, repleta de ingredientes e especiarias antes desconhecidas por lá. São o caso, por exemplo, do azeite de oliva, lentilhas, canela, cominho e do grão-de-bico - matéria prima para a nossa releitura daquela pastinha clássica, o hommus - além das nozes, que dão um toque único à nossa edição especial de Dos Leches de setembro - pudín de leche, chocolate branco, mel e elas, trituradas por cima.


2. O "CHURRASCO ÁRABE"

Homem mexicano com carne em um espeto vertical, tirando lascas para montar um taco al pastor.
Quer exemplo melhor de fusão que os tacos al pastor?

Sim, aquela técnica de grelhar a carne naqueles espetos verticais para rechear os shawarmas também ganhou o coração dos mexicanos e abriu espaço para o surgimento de um dos tacos mais clássicos - o al pastor -, que consiste em fatias finas de carne de carneiro (originalmente) ou porco (mais da realidade do México) temperadas com especiarias.


Pra acompanhar um pouco de abacaxi, cebola, coentro e é claro, uma tortilla fresca de milho ou de trigo!


CURTIU A AULA?

Agora vem a melhor parte: o teste prático!


Chega mais no Moocha e vem curtir o Al Sarab, edição especial de setembro com carne marinada, sour cream com alho, hommus com chipotle, tabule, alface e muito queijo!

Banner com a edição especial de burrito do Moochacho de setembro: Al Sarab, inspirado na culinária árabe.

Se liga que também tão rolando edições vegetarianas e veganas pra ninguém ficar de fora.


Ah, e também tem porção especial de tortilla chips com za'atar, creme de alho, hortelã fresca e um side de hommus com chipotle.




1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page