top of page

MOOCHACHO MAGAZINE

Aguas Frescas for Dummies

Você que acompanha o Moochacho já deve ter notado que dentro do nosso cardápio existe uma categoria denominada AGUAS FRESCAS. Mas o que exatamente seriam essas aguas? Sucos? Chás? Bebidas alcóolicas? Como muitas pessoas nos trazem essas dúvidas resolvemos criar o guia: AGUAS FRESCAS FOR DUMMIES! Vem cá que vamos explicar tudo direitinho...



Pode parecer estranho o que vamos te contar agora, mas, sucos frescos feitos diretamente da fruta (espremidos/batidos na hora) não são tão comuns ao redor do mundo! É sério, nós Brasileiros temos esse previlégio (e somos mal acostumados nesse sentido) assim como também os nossos compadres Mexicanos. Lá tal como cá, faz um belo dum calor, e aguas frescas é uma das maneiras que os chicanos tem para se refrescarem. Não à toa é bem comum encontrar barraquinhas (ou tiendas) de "Aguas frescas" pelas ruas.


Mulheres nas ruas de Oaxaca servindo as tradicionais aguas frescas

Você se lembra do episódio do Chaves em que ele vende o famoso suco de groselha que parece de limão e tem sabor de tamarindo? Pois é: na verdade o "Chavo Del 8" tinha montado uma barraquinha de Aguas Frescas, chamada "TIENDA DEL CHAVO".


Mas existem diferenças, é claro: de maneira geral, os nossos sucos consistem em uma mistura de fruta + agua + açúcar (este último, quando necessário). Já as Aguas Frescas Mexicanas, pertencem à um universo mais amplo. Existem as variações com frutas, mas também com outros elementos como: itens desidratados (flores, sementes), grãos & oleaginosas (arroz, amêndoas), podem ou não levar leite, etc.... EM RESUMO: Todo suco de fruta pode ser uma agua fresca, mas nem toda agua fresca é um suco de fruta. Sacou?


Vamos agora falar dos 3 tipos de Aguas Frescas que você pode encontrar por aqui no Moochacho!


AGUA DE JAMAICA

A Agua de Jamaica forma com a Horchata a dupla dinâmica dos refrescos mexicanos. Ao contrário do que o nome indica, a bebida não tem nada de alucinógeno e nem guarda qualquer relação aparente com a terra do Bob: ‘Flor de Jamaica’ é simplesmente outro nome que os latinos costumam dar para a Hibiscus sabdariffa ou ‘Flor de Hibisco’, que serve como base para o preparo da bebida. Lotada de gelo, levemente ácida e diurética, essa belezinha roxa é a opção perfeita para quem quer maneirar no refri e ainda ganhar uma mão na briga contra a balança.


AGUA DE HORCHATA

“Agua de arroz? Deve ter um gosto bizarro!” Antes de condenar e partir para o suco de laranja talvez uma dúzia de países ao redor do globo que idolatram a iguaria te convençam a no mínimo provar. Lá fora é comum esbarrar nas tradicionais horchaterías, lugares especializados na comercialização da bebida e de produtos derivados – como o estabelecimento abaixo, que há dois séculos contraria as mesmas torcidas de nariz. Doce, refrescante e com um toque de especiarias, a maioria dos nossos clientes que experimenta costuma rasgar um sorriso e relembrar o “arroz doce” ou a “canjica” que a vó costumava liberar para quem não quebrava a vidraça ou derrubava a floreira jogando bola.


AGUA DE FRUTAS

Aqui entram as aguas frescas que são mais parecidas com os nossos sucos. No Moochacho todo mês rola uma agua de frutas diferente, umas mais tradicionais como de maracujá e abacaxi, e outras um pouquinho diferentes como a de limão com chia ou piñacolada, mas sempre respeitamos os clássicos mexicanos.





Ficou com sede? Vem tomar uma (agua fresca) com a gente!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page