top of page

MOOCHACHO MAGAZINE

A história da Kombucha

Você deve ter acompanhado pelos últimos stories que essa semana estreamos no Moochacho uma torneira de Kombucha da Strappa. Talvez já tenha experimentado, mas você conhece a história por trás dessa bebida deliciosa, rica em nutrientes e de baixo valor calórico?

Não? Então segue lendo pra viajar no tempo com a gente.

O "CHÁ DA IMORTALIDADE"

Isso mesmo, a Kombucha era chamada assim pelo que estimam serem seus primeiros produtores. Os relatos mais antigos remontam a dinastia Qin, na China (por volta de 221 a.C.) e conta a história que o Imperador, Qin Shi Huang, era obcecado por encontrar formas de prolongar a sua vida (e o seu "mandato").

Foto do imperador Qin Shi Huang, da China
O Imperador Qin Shi Huang.

Um dos seus segredos era justamente o que chamava de "chá da imortalidade", preparado por seus alquimistas particulares.

UM FELIZ ACIDENTE

Lendas à parte, a China é mesmo possivelmente o lugar de origem da bebida, já que o chá e outras fermentações que conhecemos vêm de lá. Mas assim como acontece com o próprio vinho, o mais provável é que a descoberta tenha se dado de maneira acidental/natural - com alguém esquecendo um copo de chá adocicado em algum lugar.

Potes com Kombucha de produção artesanal
Kombuchas artesanais.

A partir daí algum inseto pode ter trazido a bactéria Acetobacter para o copo junto com algumas leveduras locais e voilá, eis a primeira Kombucha extra-oficial (que alguém felizmente bebeu e achou gostoso).

E O NOME?

Logicamente estamos no campo da especulação, mas uma das histórias de origem do nome surge como uma suposta homenagem a um médico coreano, o Dr. Kombu, que levou o chá fermentado até o Japão para tratar problemas digestivos do Imperador Inkyo.

DA ÁSIA PARA O MUNDO!

Das origens remotas na China até as nossas prateleiras a Kombucha cumpriu um longo caminho e se popularizou em outros territórios como a Rússia e Alemanha, graças à expansão das rotas comerciais no início do século 20.

Após um período de baixa durante a Segunda Guerra (graças à escassez de chá e açúcar), a bebida voltou a ganhar força na década de 60, após a publicação de um estudo na suíça que comparava os seus benefícios para saúde com os do iogurte.

ALIADA DA SAÚDE

Nos ditos "mercados modernos" (como os Estados Unidos) o produto começou a ganhar mais força durante a década de 90, novamente apoiado em seus alegados benefícios para a saúde e fortalecimento do sistema imunológico.

Mão derramando uma Kombucha da Strappa da garrafa direto para um copo

Embora muitos dos "poderes curativos" sejam exagerados e inflados pela mídia da época, é indiscutível que a sua base nos chás e fermentação atuam como um probiótico que auxilia no equilíbrio da flora intestinal e estímulo ao processo digestivo.

E A STRAPPA?

Fileiras de garrafas de Kombucha da Strappa

Em um artigo futuro vamos conhecer um pouco melhor a história por trás da indústria, mas por enquanto é suficiente saber que você tem a oportunidade de curtir no Moochacho um produto de extrema qualidade, com todas as certificações e de produção local: garantindo todo o frescor e sabor direto da torneira para o seu copo.

GOSTOU?

Então agora é só dar um pulo na loja da Trindade e garantir a sua! Pra incentivar, ainda bolamos um combo especial em que pedindo qualquer burrito Veggie do cardápio você garante a Kombucha por um precinho especial. Dá pra perder?



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page