top of page

MOOCHACHO MAGAZINE

A origem do lendário Burrito California

O Califa foi o nosso primeiro burrito e é até hoje o mais pedido no Moochacho.



A nossa receita é uma releitura do clássico de San Diego (sul da California), que nasceu da nostalgia do Artur (um dos fundadores) das dezenas que devorou quando fez intercâmbio por lá e da nossa busca incansável por conseguir trazer uma experiência autêntica com os insumos e limitações daqui.


Modéstia à parte tem bastante cliente que visita a Califa e volta dizendo que a criação do Moocha conseguiu superar o "original" (o que, logicamente, nos enche de orgulho), mas você conhece a história por trás do burrito?


Não? Então segue lendo que a gente conta!

MADE IN USA?

Embora seja culinária mexicana dá pra dizer que o burrito ficou popular mesmo é nos Estados Unidos. Eles pipocaram por lá como uma alternativa de refeição oferecida pelos patrões aos 'braceros' (operários mexicanos) por volta das décadas de 40 e 50, pela facilidade de e baixo custo para produzir e "empacotar" o almoço.


fila de braceros, operários mexicanos que iam trabalhar como imigrantes nos Estados Unidos
Fila de 'Braceros': operários mexicanos nos Estados Unidos.

Os imigrantes não eram grandes fãs da iguaria (até por virem, em sua maioria, de regiões do México em que a tortilha de milho era mais apreciada que a de trigo), mas não demorou para o burrito cair no gosto dos yankees e invadir espaços como refeitórios e cantinas de escolas.

DE COSTA A COSTA

Os burritos "americanos" surgiram na California, mas logo ganharam as mesas (e os freezers) de todo o país graças a Duane Roberts, que em 1956 teve a ideia de vendê-los congelados após uma experiência bem sucedida com os hambúrgueres do McDonalds.

Caixa antiga de burritos congelados
Burritos congelados (🤮)

A invenção levou o prato a estados e cidades que não contavam com restaurantes mexicanos ou população disposta a frequentá-los (im, o preconceito sempre foi uma barreira considerável), mas talvez não tenha contribuído para a percepção de qualidade.

E O CALIFA?

Agora você já conhece um pouco mais da origem podemos falar do nosso amado Califa.


Não há certeza sobre quem de fato criou o famoso burrito com batata frita, mas Gustavo Arellano (um dos maiores estudiosos da história da culinária mexicana nos Estados Unidos) afirma com quase certeza que ele nasceu na cozinha de algum dos "Berto's".

BERTO'S?

Sim, tudo começou quando Roberto Robledo inaugurou em 1964 uma taquería com seu nome em San Diego, o Roberto's. O negócio cresceu e ele passou a trazer amigos e parentes do México, que não demoraram para abrir os seus próprios negócios no ramo e batizar seguindo a linha do original: Rigoberto's, Gualberto's, Alberto's e por aí vai..)


Foto do Roberto's, uma das primeiras taquerías da California.
Roberto's: uma das primeiras e mais famosas taquerías da California.

NASCIDO NOS 80

Nosso amado California!

As primeiras menções ao California Burrito datam dos anos 80 e desde então ele se tornou basicamente um ícone da cultura do Sul da California junto com outros movimentos que cresceram em paralelo como o surf e o skate.


Hoje ele rivaliza com seu "primo do norte" (o Mission, de San Francisco) na disputa pelo posto de símbolo do estado, mas aqui em Floripa reina soberano e se tornou, desde o início, um dos principais elementos de reconhecimento do Moochacho por todos vocês.

PEDE COMPLETO!

Temos tanto carinho por ele que toda essa carga de cultura é o principal motivo pelo qual incentivamos todo mundo a consumi-lo completo: como foi pensado para ser e entregar o máximo de sabor, em uma combinação perfeita de temperos e texturas.


(Entendeu por que não dá pra pensar em descaracterizar tirando a batata? 😂❤️🍟)

FICOU COM FOME?

Então não perde tempo e clica no link abaixo pra pedir no nosso delivery!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page