top of page

MOOCHACHO MAGAZINE

Explicando o 'Cinco de Mayo'


Se só música, comida, bebida, festa e feriado já é bom imagina tudo isso junto. O ‘Cinco de Mayo’ é uma das principais festividades mexicanas e comemora uma vitória mais que improvável do exército do país sobre o francês na Batalha de Puebla em 5 de maio de 1862. Não conhece a história? Deixa que a gente resume.


DEVO, MAS NEGO

Ao contrário do que a grande maioria pensa, o Cinco de Mayo não celebra a independência do país, e sim um acontecimento histórico desencadeado 50 anos após o fatídico grito de liberdade. Na época do ocorrido o México era ainda uma nação muito jovem e que sofria para conciliar uma série de diferenças regionais. Os conflitos internos quebraram o país e uma das principais medidas tomadas pelo governo foi descumprir o pagamento de dívidas históricas com algumas nações européias. Como consequência digamos que Napoleão III (neto do famoso) não ficou muito feliz com a ideia...

MONARQUIA OU MORTE

O exército francês era considerado um dos melhores e

mais temidos à época, e partiu para ação assim que seu Imperador decretou a invasão e o desejo de instaurar uma monarquia no México. Durante os três primeiros anos de ocupação tudo parecia correr dentro do planejado e qualquer espécie de resistência pouco provável. Isso, é claro, até um tal General Ignácio Zaragoza entrar no páreo.

General Ignacio Zaragoza ilustrando a nota de 500 pesos mexicana

DAVI > GOLIAS

Sob o comando de Ignácio as forças chicanas (com cerca de 2000 soldados parcamente equipados) resistiram e derrotaram um contingente de 6000 soldados franceses nas imediações de Puebla. A vitória serviu como uma injeção de moral, ajudou a mobilizar reforços e impulsionou a construção de uma identidade mexicana.

Ilustração do que ficou conhecido com "A Batalha de Puebla"

MEXICO IS HERE

Curiosamente o feriado é hoje mais celebrado nos Estados Unidos do que no próprio México, sendo Los Angeles a sede oficial da maior (superando em muito as festividades na própria região de Puebla). O principal motivo talvez seja o forte simbolismo de orgulho mexicano da conquista e a oportunidade para os imigrantes resgatarem suas origens. Ah, outra curiosidade: Ignácio Zaragoza era na verdade americano, nascido na cidade atual de Goliad no Texas.

O CINCO DE MAYO NO MOOCHACHO

Cinco de Mayo no Moochacho
Piñata de burrito

Por aqui no Moochacho desde 2016 nós costumamos comemorar este dia tão especial e esse ano não seria diferente. Faremos a tradicional QUEBRA DA PIÑATA! Ficou curioso para saber o que terá dentro da PIÑATA? A quebra será transmitida via Instagram no dia 05/05 (quarta-feira) ao meio-dia!


¡FELIZ CINCO DE MAYO!

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page